Atualmente vivemos em um mundo completamente globalizado, onde todos os dias somos surpreendidos por alguma novidade tecnológica e onde as redes sociais fazem parte do nosso dia a dia. Em meio a tantos avanços, ter seu próprio site já não é uma novidade.

Contudo, o alcance da internet é muito extenso e rápido. Com apenas um clique você consegue viajar por todo o planeta, logo, outros sites irão concorrer com o seu na disputa pela atenção do seu público-alvo.

Ter um layout clean e elegante ajuda a atrair acessos ao seu site, buscar ser uma referência em criatividade e inovação faz com que ele se destaque, mas na hora em que você buscar o aumento da taxa de conversão na venda do seu produto ou aumento da permanência ativa dos visitantes, é a funcionalidade do site que será seu grande diferencial.

Todo site é criado com base em um desenho básico (ou wireframe, como é mais conhecido) que demonstra de forma direta como a página deverá ficar de acordo com as especificações dadas. Esse é o momento que exige mais atenção, pois trata-se de um mapa que mostrará o caminho de cada link de sua página e também para qual página ele deve direcionar ao ser clicado.

Portanto, toda a atenção aqui deve ser redobrada e alguns cuidados são essenciais, entre eles, criar links objetivos e evitar mapear links que façam o usuário ficar rodando dentro do site para encontrar aquilo que procura. Na internet as pessoas buscam objetividade; a maioria dos usuários não dispõe de muito tempo para ficar navegando. Ao clicar em um link, o usuário espera encontrar o que está procurando; se não encontra, rapidamente vai à procura de seu objetivo em outro site.

Outro cuidado muito importante é evitar que a descrição de um produto ou serviço que você oferece fique dividida em duas ou mais páginas. Tente manter o máximo de informações sobre o assunto em uma mesma página, para evitar que o usuário fique navegando em várias páginas diferentes para conseguir completar as informações que está procurando.

Um site com layout atraente pode chamar a atenção e se destacar, mas apenas uma página objetiva e de fácil navegação fará com que seu site obtenha o sucesso desejado na internet.

Por Wagner Santos

Diretor de Arte na Content House